Local do crime

É a porção do espaço compreendida em um raio que, tendo por origem o ponto no qual é constatado o fato, se estenda de modo a abranger todos os lugares em que hajam sido praticadas , pelo criminoso , os atos materiais preliminares ou posteriores à consumação do delito e com ele diretamente relacionados.

Prova
s no local

As principais provas que podem ser encontradas no local são: manchas , impressões e marcas, armas(brancas ou de fogo), instrumentos, peças de vestuários, pelos , cabelos documentos, venenos, pós , poeiras e cinzas.





Impressões digitais


A probabilidade da ocorrência de duas impressões digitais idênticas era de 1 em 64 bilhões.
Desde 1903 o Brasil adotou a impressão digital como método de identificação de indivíduos.



Técnicas para revelação de digitais

- A técnica do pó está baseada nas características físicas e químicas do pó.

- A interação entre os compostos da impressão e o pó é de caráter elétrico, tipicamente forças de van der Waals e ligações de hidrogênio.

-Manchas de Sangue (Luminol)
Este é clássico nos seriados de investigação científica e também na vida real. O 5-amino-2,3-di-hidro-1,4-ftalazinadiona, mais conhecido por luminol, é um composto que, sob determinadas condições, pode fazer parte de uma reação quimiluminescente.




Balística

A força com que este é projetado para fora do cano depende da combustão da pólvora. Esta gera gases, os quais, com a elevação da temperatura interna (podendo chegar aos 2500°C) aumentam o volume e a pressão no interior da arma, fazendo com que o projétil seja ‘empurrado’, violentamente.

Pólvora: Para cartuchos calibre 38 SPL, por exemplo, é usada a pólvora CBC 216, a qual é constituída por 97 % de nitrocelulose, 1,5 % de difenilamina, 1,0 % de sulfato de potássio e 0,2 % de grafite.
Espoleta: Estifinato de chumbo; Nitrato de bário; Sulfeto de antimônio.
Projétil: Liga de Chumbo com um pouco de antimônio (1 a 2 %).




Explosivo

- Um explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em curto espaço de tempo.
- Com o calor, os gases se expandem e, se estiverem num espaço pequeno, a pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.
Físicos - constituídos por matérias que, separadas, não têm características explosivas (ex: pólvora) - salitre 74,64%, enxofre 11,64% e carvão vegetal 13,51%.
Químicos - constituídos por um composto químico com fórmula definida e autosuficiente do ponto de vista da reação (ex: TNT)

Mistos - explosivos químicos com adição de outros compostos que melhoram ou alteram as suas propriedades (ex: dinamite)- nitroglicerina e dióxido de silício em pó.





Envenenamento

- Medicamentos, plantas, produtos químicos e substâncias corrosivas são os principais causadores de envenenamentos ou intoxicação, especificamente em crianças.

- Os sinais e sintomas mais comuns são queimaduras nos lábios e na boca, hálito com cheiro da substância ingerida, vômitos, alteração da pulsação, perda de consciência, convulsões e, eventualmente, parada cárdio-respiratória.


- Mineral (arsênico ou mercúrio);

- Vegetal (a cicuta ou algumas plantas venenosas; as plantas medicinais, como a Atropa belladona, contêm substâncias tóxicas que são venenos em determinadas quantidades);

- Animal (peçonha de serpentes, abelhas;)

- Artificial (muitas das substâncias sintetizadas pelo ser humano na indústria, como o ácido sulfúrico, ou o monóxido de carbono do escapamento dos automóveis).



Fontes:
www.peritocriminal.com.br
www.discoverybrasil.com/guia_crime/crime_pratica
ciencia.hsw.uol.com.br/investigacoes-da-cena-do-crime.htm
www.forensic-science-society.org.uk
http://www.centredessciencesdemontreal.com/autopsy/flash.html

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to " "

Postar um comentário